UEPB - Repositório Digital

Relatos e diagnósticos acercados em decorrência da formação docente - PAFOR: Campina Grande-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Terezinha de Jesus Oliveira
dc.date.accessioned 2017-07-24T13:09:40Z
dc.date.available 2017-07-24T13:09:40Z
dc.identifier.issn CDD 371.58
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13576
dc.description BARBOSA, Terezinha de Jesus Oliveira. Relatos e diagnósticos acercados em decorrência da formação docente - PAFOR: Campina Grande-PB. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PAFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A escola é um espaço formador de cidadãos que integram a sociedade em que se vive, daí deve-se primar pelo desempenho de suas atividades de modo a dar eficácia a educação que lhe é peculiar. Neste sentido, o professor deve tomar consciência de seu papel como educador, refletindo sobre suas ações com vista das implicações na vida cotidiana dos alunos. Para compreender a situação de aprendizagem desse sujeito, individualmente ou em grupo, dentro de seu próprio contexto, Jorge Visca colabora de maneira significativa com o avanço da psicopedagogia, que influencia decisivamente na história à luz da epistemologia convergente. Assim a avaliação psicopedagógica investiga processos de aprendizagem de indivíduos e/ou grupos. Para constatar essa realidade foi realizada uma pesquisa em uma escola pública em Campina Grande – PB, com o objetivo de investigar o motivo da indisciplina que reina na instituição por parte da maioria dos alunos e que prejudica o processo de ensino e aprendizagem de todo alunado. Na pesquisa se buscou levantar a formação e a satisfação do professor. Foi observado as metodologias utilizadas pelos professores em sala de aula. Se obteve informações através de entrevistas e questionários com perguntas pré-estabelecidas, aplicados tanto aos professores como aos alunos. Percebeu-se nos resultados que a maioria dos professores encontram-se desmotivados para o desempenho de suas atividades profissionais, a desmotivação também se estende a uma boa parte dos alunos, não sendo demais dizer que atinge sua totalidade, sendo necessárias ações urgentes que revertam tal situação para dar eficácia ao processo ensino aprendizagem, formando cidadãos integralmente, para conviverem em sociedade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: João Damasceno pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Indisciplina pt_BR
dc.subject Desmotivação pt_BR
dc.subject Avaliação psicopedagógica pt_BR
dc.title Relatos e diagnósticos acercados em decorrência da formação docente - PAFOR: Campina Grande-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta