Resumo:
O referente trabalho monográfico partiu da curiosidade e necessidade de conhecer o
Projeto Político Pedagógico (PPP), tendo como tema Construção Coletiva do Projeto
Político Pedagógico. O objetivo deste é questionar, conhecer e fazer um diagnóstico
sobre a sua atuação e a importância que o mesmo leva para dentro das instituições
escolares, bem como a intervenção família/escola/comunidade. Para tanto, este
trabalho foi elaborado a partir de pesquisa descritiva, em que foram feito análises
textuais, questionamentos, observações sistemáticas, interpretações, entrevistas,
colhendo-se resultados como o conhecimento da importância que a proposta leva
para as instituições escolares a partir da sua construção como resultado inacabado.
A construção do PPP está sempre em andamento e este documento, quando
elaborado de forma democrática, pode trazer mudanças novas e satisfatórias para o
crescimento escolar. Portanto, a construção de todo trabalho realizado veio
proporcionar subsídios acerca das questões que norteiam o PPP, para compreender
a sua importância e significado, qual tal sua relação com todos que fazem a
comunidade escolar e também buscar uma reflexão acerca de alguns requesitos
para que possa orientar esta proposta pedagógica.
Descrição:
OLIVEIRA, Josilene Souto de. Construção coletiva do projeto político pedagógico: um fazer possível. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PAFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.