UEPB - Repositório Digital

Educação do campo: um olhar sobre a avaliação do Ensino Fundamental II

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Domingues, Sonia Maria Franco
dc.date.accessioned 2017-07-25T12:17:49Z
dc.date.available 2017-07-25T12:17:49Z
dc.date.issued 2014-09-20
dc.identifier.issn CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13601
dc.description DOMINGUES, Sonia Maria Franco. Educação do campo: um olhar sobre a avaliação do Ensino Fundamental II. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2015. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract Este texto monográfico é resultado de uma pesquisa que tem como tema a avaliação no ensino fundamental II na perspectiva da educação do campo. A partir da questão: Que concepções e práticas avaliativas são desenvolvidas pelos professores de Ensino Fundamental II, na Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio de Dois Riachos (E.E.E.F.M.D.R.), onde buscamos analisar a concepção e prática avaliativa de professores que atuam no campo em nível de ensino fundamental II. Assim, desenvolvemos um trabalho de pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa de caráter exploratório. Envolvendo cinco (05) professores da referida escola. Como aporte teórico utilizamos os estudos de Cipriano Luckesi (2006) e Jussara Hoffman (2000) e Vasconcellos (1998) para discutir avaliação. Nos reportamos a Arroyo, Caldart, Molina (2004,) Brandão (2003) e Silva (2004),para discutir a concepção de educação do campo. Como principais resultados destacam-se: A avaliação da aprendizagem pode ser considerada como um mecanismo onde o professor dispõe de informações a respeito dos avanços e das dificuldades dos alunos, constituindo-se como um procedimento permanente. Tais reflexões nos leva a demonstrar que, sendo a avaliação um meio imprescindível para o processo educativo deve indicar para a construção de uma prática avaliativa qualitativamente e quantitativa mais eficiente, assim o desenvolvimento deste estudo possibilitou um olhar investigador e diferenciado com relação à avaliação da aprendizagem no ambiente escolar, levando-nos a refletir sobre os reais objetivos da prática que faz parte da ação pedagógica. Diante dos dados apresentados pelos cinco professores investigados e buscando responder à problemática que norteou o desenvolvimento do estudo, podemos entender que, apesar da identificação de alguns elementos, na ação pedagógica desses professores, que fundamentam a avaliação como um instrumento obrigatório (ou amoroso?) de mediação entre o ensino e aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ana Célia Silva Menezes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Avaliação escolar pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental II pt_BR
dc.title Educação do campo: um olhar sobre a avaliação do Ensino Fundamental II pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta