Resumo:
O presente trabalho aborda discussões sobre os desafios da Prática Docente numa perspectiva Interdisciplinar na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Constantino Vieira situada na cidade de Cajazeiras-PB. Partimos da premissa de que o processo de ensino e aprendizagem requer dos profissionais compromisso, responsabilidade, integração, parceria para que a pratica pedagógica interdisciplinar aconteça. Autores como Jantsch e Bianchetti (1995); Lopes e Macedo (2006); Gimeno (2000) e os documentos do PCN do Ensino Médio (1999), dentre outros, contribuíram para a apreensão de que o conhecimento é construído a partir da interação do sujeito com o objeto de estudo no processo de construção da aprendizagem. O trabalho fundamentou-se em leituras, conversas informais com professores, alunos, funcionários. Ressaltamos que o papel da escola contemporânea é oportunizar professores e alunos a construírem conhecimento partindo da realidade do educando, respeitando suas diferenças e agregando ao currículo as informações necessárias a formação intelectual do sujeito em processo de construção da aprendizagem.
Descrição:
MORAIS, Luzia Lima de. Desafios da prática docente numa perspectiva interdisciplinar na escola. 2015. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2015. [Monografia]