Resumo:
A resolução de problemas como metodologia de ensino permite que o aluno exercite suas diversas capacidades intelectuais e estratégias na busca de uma solução, e dessa forma, tanto aprende Matemática resolvendo problemas como aprende Matemática para resolver problemas. O presente trabalho visa verificaro desempenho de alunos do 6º ano do ensino fundamental na resolução de situações-problemas em uma escola pública do município de Patos – PB, uma vez o ensino de Matemática é alvo de grandes discussões, pois cada vez mais aumentam as dificuldades em seu manejo. A pesquisa conta inicialmente com uma revisão bibliográfica e num trabalho de campo, foi realizada uma pesquisa em uma turma de 18 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Para a realização da mesma, foi elaborado um grupo de 05 questões que foram utilizadas na 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2010.Pelos resultados obtidos com os alunos, pode-se afirmar que os discente envolvidos possuem pouco conhecimento para lidar com questões que envolvem o raciocínio lógico. Foi constatado ainda que a interpretação de gráficos associada aos cálculos de adição e subtração se fizeram de forma satisfatória. Apenas 04 alunos apresentaram dificuldades em resolver de forma correta a questão que envolvia tais conhecimentos.
Descrição:
AZEVÊDO, Rodrigo Fernandes de. Aprendizagem matemática: análise do desempenho dos alunos de uma escola pública de Patos-PB na resolução de problemas. 2015. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2015. [Monografia]