Resumo:
As reflexões sobre as práticas sociais em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, criam uma necessidade de articulação com a produção de sentimentos sobre a educação ambiental. Essas práticas sociais de educação colocam como necessidade a articulação dos saberes e fazeres para responder as complexas questões socioambientais. Esse artigo desenvolve uma reflexão crítica sobre as práticas socioambientais educativas de caráter coletivo e colaborativo, com dinâmicas abertas e vivencias, que têm se revelado como processos importantes na produção de uma cultura de dialogo de participação, de mobilização e de potenciação de ação. Enfatizam-se as abordagens na sala de aula sobre a questão ambiental e um olhar mais sensível dos alunos para com o meio ambiente. Isso abre caminhos para incrementar o potencial educativo de espaço dentro e fora da escola, que pode se tornar contexto de possíveis de diálogos democráticos a partir da mediação das experiências diversificadas por protagonistas locais na construção de projetos de intervenção coletiva. O mesmo vem observar como está sendo desenvolvido o processo de ensino da Educação Ambiental na Escola São Rafael e a que forma os professores estão abordando os temas ambientais e como os alunos se comportam diante desses projetos elaborados e desenvolvidos sobre Meio Ambiente.
Descrição:
FIRMINO, J. G. P. Estratégia de ensino da educação ambiental: um olhar sobre o trabalho desenvolvido na escola São Rafael. 2012. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.