Resumo:
O presente trabalho acadêmico vai apresentar a temática O Lúdico na Educação Infantil. É
possível dizer que lúdica é uma ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar em
sala de aula com técnicas metodológicas na aprendizagem visto que através da ludicidade os
alunos poderão aprender de forma mais prazerosa e concreta. A falta de interesse e notório
dos professores pelo lúdico (jogar e o brincar ) na processo pedagógico na sala de aula. Este
trabalho tem como objetivos do processo do ensino aprendizagem na educação infantil na
prática pedagógica do professor analisar o uso técnica lúdica do decorrer da atuação do
docente. Desse modo, utilizou-se uma pesquisa de campo de caractere deplorativo e
qualitativo. Diante de todas as informações contidas neste estudo pode-se concluir que é
importante mencionar que os jogos e brincadeiras na de aula, podem ser considerada como
sendo atividades sociais privilegiadas de interação. Específica e fundamental que garantem a
interação e construção do conhecimento da realidade vivenciada pelas as crianças constituição
sujeito-criança como sujeito produto da história. Entretanto, caber mencionar que os
professores apresentam contradição entre o pensamento (teoria) e ações vivenciadas decorrer
da sua prática pedagógica, deixando jogos e as brincadeiras (lúdico) de fora do ensinoaprendizagem,
usando-os apenas em alguns momentos e de maneira limitada. Para tanto
dialogaremos com alguns autores como: Antunes (2005),Gomes (2004) , Monti (1998), Pozo
(2002) entre outros.
Descrição:
ALVES, Adeilza Silva. O lúdico na educação infantil. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]