Resumo:
O presente artigo faz parte de uma pesquisa bibliográfica realizada no curso de Pedagogia da UEPB –
CH, que tem como objetivo investigar as idéias de diversos autores e pesquisadores que abordam o
tema da gestão democrática na escola. Metodologicamente o trabalho traz um relato das experiências
vivenciadas durante o Estágio Supervisionado III, na escola Estadual de Ensino Fundamental Prof.
Antonio Benvindo, lócus da pesquisa, situada na cidade de Guarabira – PB. No entanto, percebeu-se
que a escola atual necessita de uma transformação, no sistema de ensino, buscando superar desafios, é
a partir desse pressuposto, que surge a figura do gestor escolar, um líder, que busca uma participação
mais efetiva por parte dos professores, funcionários, pais, alunos e comunidade, para unidos
promoverem um plano de ação para o desenvolvimento da escola. Apesar de existir mecanismos para
sua realização muitas vezes a mesma não se concretiza por falta da participação de todos os segmentos
que compõem a comunidade escolar. Por isso se faz necessário que todos envolvidos tenham
conhecimento, consciência e comprometimento de que fazem parte do processo da gestão
democrática. Os resultados enfatizam a importância da gestão democrática na escola, e mostram que
embora já tenham acontecidos importantes avanços, ainda existe uma necessidade de se aprofundar a
compreensão em torno da temática.
Descrição:
SOUZA, J. M. R. de. Gestão democrática na escola: uma construção
coletiva. 2012. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.