Resumo:
Este trabalho monográfico vem abordar o tema “Leitura e escrita nas séries iniciais e
a dislexia” fazendo o levantamento de autores como: Lanhez e Nico, Ajuriaguerra,
Cagliari, Mendonça e Carvalho, Calmeirão e Meireles que discutem esse tema no
contexto do processo de educação. O estudo mostra que a adaptação dos
educadores às necessidades das crianças que apresentam a dislexia no que se
refere a aprendizagem, exigem uma transformação na esfera social e escolar. Assim
colaborando para a reformulação das atitudes e concepções tradicionais sobre o
assunto em tela, e a melhor maneira de lidar com os alunos que apresentam esse
tipo de distúrbio, sendo necessária a contribuição do corpo técnico juntamente com
os educadores, além da fundamental importância do gestor da escola. Então, na
escola, a leitura e a escrita de alunos disléxicos devem ser desenvolvida como uma
das formas essenciais de inserir o mesmo no contexto social, oferecendo-lhes
condições necessárias para adquirir atitudes passando a enfrentar os desafios que
surgirão no seu cotidiano, principalmente em relação a distúrbio disléxico, além das
experiências adquiridas durante os estágios de gestão educacional, a escola e o
aluno da educação infantil e fundamental.
Descrição:
SILVA, José Airton Ferreira da. Leitura, escrita e dislexia nas séries iniciais do ensino fundamental. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]