UEPB - Repositório Digital

A teoria e a prática da avaliação escolar no discurso dos professores

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Reginaldo Borges
dc.date.accessioned 2017-07-26T12:37:19Z
dc.date.available 2017-07-26T12:37:19Z
dc.date.issued 2014-12-06
dc.identifier.other CDD 371.27
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13636
dc.description BARBOSA, Reginaldo Borges. A teoria e a prática da avaliação escolar no discurso dos professores. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo com aplicação de questionário a professores da E.E.E.F.M. professor Raul Córdula, localizada na cidade de Campina Grande, realizada em novembro de 2014. O tema da investigação é a avaliação escolar. A avaliação, que muitas vezes é, equivocadamente, denominada por provas/testes ou exames, não pode ser vista apenas como o ato de verificar a capacidade de memorização dos alunos e muito menos de selecionar os “bons”, como vem sendo, por muitos anos, confundida. A avaliação precisa ser encarada como forma de fazer com que o aprendizado se torne pertinente a todos os alunos, e não como forma de exclusão ou reprovação. Esta pesquisa sobre o tema em foco, a saber, avaliação, tendo em vista as dificuldades enfrentadas pelos professores para colocar em prática formas de avaliações que superem o tradicionalismo das provas, estas ainda bastante utilizadas como principal mecanismo de avaliação. Diante da investigação do processo histórico por qual passou o conceito de avaliação, das pesquisas de autores que são especialistas no assunto e das respostas dos professores que estão em sala de aula, podemos constatar que a avaliação escolar é assumida no discurso dos professores como parte integrante do processo ensino aprendizagem, mas que neste mesmo discurso ainda encontramos a presença da concepção tradicional da avaliação, principalmente quando citam a prova como instrumento para media o que o aluno aprendeu. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ana Patrícia Frederico Silveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Avaliação escolar pt_BR
dc.subject Exame pt_BR
dc.subject Prova pt_BR
dc.title A teoria e a prática da avaliação escolar no discurso dos professores pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta