dc.description.abstract |
Este trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo com aplicação de questionário a
professores da E.E.E.F.M. professor Raul Córdula, localizada na cidade de Campina Grande,
realizada em novembro de 2014. O tema da investigação é a avaliação escolar. A avaliação,
que muitas vezes é, equivocadamente, denominada por provas/testes ou exames, não pode ser
vista apenas como o ato de verificar a capacidade de memorização dos alunos e muito menos
de selecionar os “bons”, como vem sendo, por muitos anos, confundida. A avaliação precisa
ser encarada como forma de fazer com que o aprendizado se torne pertinente a todos os
alunos, e não como forma de exclusão ou reprovação. Esta pesquisa sobre o tema em foco, a
saber, avaliação, tendo em vista as dificuldades enfrentadas pelos professores para colocar em
prática formas de avaliações que superem o tradicionalismo das provas, estas ainda bastante
utilizadas como principal mecanismo de avaliação. Diante da investigação do processo
histórico por qual passou o conceito de avaliação, das pesquisas de autores que são
especialistas no assunto e das respostas dos professores que estão em sala de aula, podemos
constatar que a avaliação escolar é assumida no discurso dos professores como parte
integrante do processo ensino aprendizagem, mas que neste mesmo discurso ainda
encontramos a presença da concepção tradicional da avaliação, principalmente quando citam
a prova como instrumento para media o que o aluno aprendeu. |
pt_BR |