Resumo:
Este trabalho se submeteu a promover a educação ambiental no espaço escolar através do lúdico, bem como refletir sobre as possíveis maneiras de se aplicar as temáticas ambientais em sala de aula. O termo Educação Ambiental, atualmente vem sendo muito popularizado em todos os níveis sociais, devido à urgência e a necessidade de se preservar o meio em que vivemos, porém essa expressão atrelada ao conceito da educação iniciou o seu fortalecimento por volta da década de setenta. Este estudo envolveu crianças de 9 a 12 anos de idade, as observações participativas e as entrevistas realizadas permitiram analisar como as professoras e alunos compreendem o ambiente em que vivem em relação aos resíduos sólidos e as suas utilidades, tomando como base a realidade do publico alvo. A colaboração do espaço escolar desempenhou papel considerável para a inserção da educação ambiental através do lúdico, ressaltando que é possível formar cidadãos e sensibilizá-los para a situação socioambiental que atualmente vivemos. Por intermédio da Educação ambiental é possível lutar por uma sociedade mais prudente e de qualidade, mesmo compreendendo que o processo do fortalecimento da Educação Ambiental no Brasil continua sendo muito extenso, ainda assim, é imprescindível a colaboração de todos, que segue desde as autoridades até a contribuição individual e coletiva da população.
Descrição:
LEIROS, A. N. de. O lúdico e a promoção de educação ambiental nas séries finais do ensino fundamental I. 2012. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.