Resumo:
O ensino e aprendizagem, pautados nas artes visuais, pode exercer um significativo papel motivador para os educandos, bem como, para os educadores, pois não trata de limitar este ensino a disciplina especifica, mas de forma interdisciplinar, sendo pois, possível romper com a indisciplina que vem tanto imperando nas nossas escolas. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo geral analisar compreender a importância das artes visuais numa perspectiva motivadora e descontruidora da indisciplina escolar sobre a égide de que o ensino de artes visuais pode tornar as aulas prazerosas, enriquecedoras e atrativas. Os objetivos específicos consistem em identificar situações motivadoras da aprendizagem através do ensino das artes visuais e suas metodologias; compreender os fundamentos teóricos e metodológicos que norteiam a prática pedagógica das artes visuais numa perspectiva desconstruidora da indisciplina e descrever os aspectos positivos das artes visuais em contribuir para o aperfeiçoamento dos alunos, com especial atenção, para o ensino e aprendizagem e apresentar a significação do ensino de artes visuais como ruptura da indisciplina escolar e formação da personalidade do educando. Diante de tudo o que foi construído, pode-se perceber que as artes visuais tem sido de suma relevância para o processo de interdisciplinaridade e tem sido significativa para maximizar o ensino e aprendizagem, bem como, favorecer um comportamento mais participativo dos alunos nas aulas, de forma lúdica e prazerosa.
Descrição:
SOUSA, Domingos Savio de. A arte visual numa perspectiva desconstruidora da indisciplina escolar: uma revisão bibliográfica. 2014. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]