Resumo:
Esta investigação versa sobre a composição do fazer educativo e tem como objetivo
analisar a visão das práticas pedagógicas na sala de aula da EEEM Mestre Júlio
Sarmento – Sousa/PB, na perspectiva de um grupo de professores, outro de alunos
e também no Projeto Político Pedagógico (PPP) da referida escola. Para tanto, foi
realizado um estudo de caso, com aplicação de questionário para um grupo de
professores e outro de alunos, bem como realizada uma análise documental do PPP
da unidade escolar. Para atingir tais objetivos, foram utilizadas as ideias de Altet
(2000), Pacheco (2001), Antunes (2001) entre outros. Verificou-se que alunos e
professores identificaram que a metodologia de ensino que compõe as práticas
pedagógicas desenvolvidas pelo grupo investigado é baseada na exposição
dialogada dos conteúdos. A pesquisa e os trabalhos em grupo tem sido pouco
estimulados. Foi possível ainda identificar que as práticas pedagógicas são
baseadas em encontros para planejamento, que também estimulam a reflexão, outro
item importante do fazer educativo.
Descrição:
BESERRA, Francisca das Chagas Silva. A visão de um grupo de professores e alunos da E.E.E.M. Mestre Júlio Sarmento sobre as práticas pedagógicas da sala de aula. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]