Resumo:
Nos dias atuais, a Matemática comporta um amplo campo de relações, regularidades e coerências que despertam a curiosidade de instigar a capacidade de generalizar, projetar, prever e abstrair, favorecendo a estruturação do pensamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Ela faz parte da vida de todos, nas experiências mais simples como o contar, comprar e operar sobre quantidades como agricultura e pesca. Essas potencialidades de conhecimentos matemáticos devem ser exploradas de forma mais ampla e possível. O problema desta pesquisa está alicerçado nas possíveis dificuldades que interferem no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, especificamente na disciplina de Matemática, e que contribuem para o fracasso da escola e consequentemente para a reprovação dos alunos. Optou-se por este tema, “O Fracasso Escolar na Disciplina Matemática – Causas e Consequências”, pelo fato de perceber que o processo de ensino-aprendizagem da Matemática nas escolas públicas tem sido motivo de preocupação dos professores e dos próprios alunos; em função dos elevados índices de reprovação que os alunos apresentam nesta disciplina. Buscou-se estudar tais questões através de um estudo de caso caracterizado por uma pesquisa descritiva qualitativa a luz dos pensadores da ciência da Matemática para investigar as práticas didáticas utilizadas pelos docentes e os problemas norteadores das dificuldades no ensino e na aprendizagem da matemática.
Descrição:
LUNA, Aureliana Tavares de. O fracasso escolar na disciplina Matemática: causas e consequências. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2015. [Monografia]