Resumo:
Tratar do ensino de matemática por meio da problematização na prática pedagógica é verdadeiramente polêmico, tendo em vista que em grande parte das escolas brasileiras o seu ensino não está contextualizado com a vida prática do aluno. Desse modo, o aluno passa a questionar o porquê e para que estudar matemática, sendo que o mesmo aluno que manipula os números com destreza em atividades fora da escola, fracassa nas aulas de matemática; evidenciando-se assim, as falhas metodológicas no ensino da matemática, que não leva em consideração a matemática dominada e utilizada pelo educando em seu cotidiano. Nessa perspectiva é importante que a matemática estudada na escola seja contextualizada, para que não gere confusões de ideias, mas que possa levar o educando à solução de seus problemas corriqueiros, visto que para muitos alunos, o conhecimento matemático é adquirido primeiramente nas suas relações sociais cotidianas. Prova disso é o fato de encontrarmos tantas pessoas que nunca frequentaram uma instituição de ensino, mas que dominam satisfatoriamente o conhecimento matemático elementar, dando soluções pontuais aos problemas que se lhe apresentam cotidianamente. Faz-se então necessário que atingido esse grau de conhecimento, o educando possa viver experiências pedagógicas que o permitam evoluir para o conhecimento matemático mais elaborado, seja na escola ou fora dela.
Descrição:
FERNANDES, Valdiza Pereira. Concepções e desafios do ensino de matemática: uma análise metodológica. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]