Resumo:
Este trabalho monográfico apresenta uma reflexão acerca da Educação do Campo e do Desenvolvimento Sustentável. Tem como objetivo auxiliar nas reflexões acerca dos motivos que levam os professores do campo a não desenvolvem práticas voltada para a sustentabilidade. Para isso, são apresentadas discussões embasadas em autores como: CALDART, R. S., GADOTTI, JESUS ET A AL, JACOBI, P. LEFF, Enrique, dentre outros. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória de natureza qualitativa e se desenvolveu a partir de reflexões surgidas mediante análises do dia a dia. Abordamos a Educação do Campo como uma concepção de educação elaborada pelos trabalhadores do campo, formulada como resultado das lutas desses trabalhadores organizados em movimentos sociais populares, com a finalidade de constituir uma educação voltada ao contexto campesino. A partir das análises desenvolvidas, concluiu-se que a Educação do Campo se afirma na defesa de construção de um projeto de desenvolvimento para a transformação da sociedade atual, sendo a escola um espaço de análise crítica para que se levantem as bases para a elaboração de outra proposta de educação e de desenvolvimento sustentável.
Descrição:
OLIVEIRA, Jocelma Maria de. Educação do campo e a formação de uma sociedade sustentável. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]