Resumo:
Nas últimas décadas surgiram novas metodologias na tentativa de qualificar o ensino.Será
nessa visão que focaremos o tema do PPP, um tema de grande relevância para a organização
escolar; ele é sem duvida uma forma para realizar a prática pedagógica. Uma das perspectivas
democráticas já consideradas é a necessidades de a escola repensar sua organização e o PPP
deve ser a síntese dos objetivos da escola, sociais, políticos, metodológicos etc. O presente
trabalho tem como objetivo abordar o Projeto Político-Pedagógico e sua construção no espaço
escolar a partir da interação com os responsáveis pela sua construção que são: professores,
gestores, pais, alunos, ou seja, todos que fazem parte da escola. Teve como campo de
pesquisa a escola Joaquim Braz Pereira, retratando o tempo de aluna e agora como
pesquisadora, para tentarmos entender o porquê de o PPP ainda estar em construção. Para
realizar tal tarefa buscamos o auxilio teórico na autora Ilma Passos Veiga. A pesquisa está
ancorada na abordagem qualitativa e se aproxima da pesquisa etnográfica. Sua estrutura
textual está dividida em introdução, três capítulos teóricos e as considerações finais. Nas
considerações apontamos três elementos de ordem conclusiva: a escola investigada não possui
PPP, a não mobilização para um planejamento assertivo e eficaz, não há uma cultura escolar
voltada para a investigação que possibilita a problematização e a busca por soluções dos
problemas inerentes ao ambiente escolar.
Descrição:
RODRIGUES, P. M. O projeto político-pedagógico: o elemento essencial
para a organização do espaço escolar. 2012. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.