dc.contributor.author |
Pereira, Wesklemyr Lacerda |
|
dc.date.accessioned |
2017-07-26T12:52:58Z |
|
dc.date.available |
2017-07-26T12:52:58Z |
|
dc.date.issued |
2014-10-18 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13660 |
|
dc.description |
PEREIRA, Wesklemyr Lacerda. O ensino da matemática na educação básica: caminhos e (des) caminhos. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O ensino tradicional é um fator responsável pela rejeição do aluno para com a Matemática, pois o mesmo transforma o aprendiz em mero decorador de fórmulas e repetidor de técnicas e processos de resolução. O ensino de matemática necessita garantir a aplicação prática para que os alunos façam a interpretação devida e compreendam que existem outras formas de se chegar a resolver determinada equação ou situação problema; contribuindo, assim, para que esses alunos não se interessem por determinado conteúdo por não ver a presença ou utilização do mesmo no seu dia-a-dia. Nesta perspectiva, o presente trabalho monográfico, que está baseado nas pesquisas desenvolvidas por Lorenzato (2006), Miorim (1998), Vygotsky (1994), dentre outros, objetivou investigar as dificuldades enfrentadas por alunos da educação básica na disciplina matemática. Para isso, realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório que utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário com questões discursivas. Ainda, traçou-se um estudo sobre a evolução da matemática ao longo do tempo, analisando métodos de ensino e estudos usados pelos povos da antiguidade, buscando conhecer o processo de evolução e organização do ensino de matemática. O estudo demonstrou que a matemática que está sendo ensinada na escola de educação básica não dialoga com a vida do aluno. Muito menos as metodologias utilizadas pelos professores vêm contribuindo para despertar no aluno o gosto por esse componente curricular. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Valdecy Margarida da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.title |
O ensino da matemática na educação básica: caminhos e (des) caminhos |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |