UEPB - Repositório Digital

Jogos de espelho: imagens e reflexos do professor do Ensino Médio das escolas estaduais de Solânea-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Euclides Romão da
dc.date.accessioned 2017-07-26T12:53:12Z
dc.date.available 2017-07-26T12:53:12Z
dc.date.issued 2015-02-28
dc.identifier.other CDD 372.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13662
dc.description SILVA, Euclides Romão da. Jogos de espelho: imagens e reflexos do professor do Ensino Médio das escolas estaduais de Solânea-PB. 2015. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract O argumento defendido nesse estudo sobre "múltiplas linguagens, reflexos no espelho" aponta que um "novo" encontro, com outro olhar e posicionamento ideológico, entre professores e alunos possibilita ampliar e renovar o potencial da escola. Afinal, há um território onde os mapas de exploração ainda necessitam de novas trilhas, que são descobertas por meio da troca entre professores e alunos e demais interessados em subverter as estruturas tradicionais da escola. Aqui não estamos tratando de um ensaio em laboratório, pois se trata de observarmos que a Educação, apesar de não figurar entre as idéias gerais de uma ciência, é com ela que nós professores nos damos conta de que temos poucas ferramentas de trabalho, mas na beleza e na arte do ensinar, do aprender e do fazer escolar, estamos o tempo todo trabalhando com representações, identidades e reflexos de uma fazer científico que não é contado como tal. Esse é o desafio maior. Por tanto nos utilizamos aqui de teóricos como Mariano Neto (2001); Santos (2001); Fialho (2011a e b); Morin (2003); Freire Jr. (2003); Levy (2012), entre outros contribuintes desta pesquisa. O método se inspira na observação e reflexão tanto empírica, quanto teórica. E consideramos que estamos diante de uma forte crise entre o ensinar e aprender, pois os espelhos não refletem com tanta nitidez o papel do ser professor/educador nos dias atuais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Belarmino Mariano Neto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Multiplas linguagens pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Estudante pt_BR
dc.title Jogos de espelho: imagens e reflexos do professor do Ensino Médio das escolas estaduais de Solânea-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta