UEPB - Repositório Digital

Aprendizagem matemática: análise do desempenho dos alunos de uma escola pública de Patos - PB na resolução de problemas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Azevedo, Rodrigo Fernandes de
dc.date.accessioned 2017-07-26T12:53:21Z
dc.date.available 2017-07-26T12:53:21Z
dc.date.issued 2015-02-21
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13663
dc.description AZEVEDO, Rodrigo Fernandes de. Aprendizagem matemática: análise do desempenho dos alunos de uma escola pública de Patos - PB na resolução de problemas. 2015. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract A resolução de problemas como metodologia de ensino permite que o aluno exercite suas diversas capacidades intelectuais e estratégias na busca de uma solução, e dessa forma, tanto aprende Matemática resolvendo problemas como aprende Matemática para resolver problemas. O presente trabalho visa verificaro desempenho de alunos do 6º ano do ensino fundamental na resolução de situações-problemas em uma escola pública do município de Patos – PB, uma vez o ensino de Matemática é alvo de grandes discussões, pois cada vez mais aumentam as dificuldades em seu manejo. A pesquisa conta inicialmente com uma revisão bibliográfica e num trabalho de campo, foi realizada uma pesquisa em uma turma de 18 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Para a realização da mesma, foi elaborado um grupo de 05 questões que foram utilizadas na 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2010.Pelos resultados obtidos com os alunos, pode-se afirmar que os discente envolvidos possuem pouco conhecimento para lidar com questões que envolvem o raciocínio lógico. Foi constatado ainda que a interpretação de gráficos associada aos cálculos de adição e subtração se fizeram de forma satisfatória. Apenas 04 alunos apresentaram dificuldades em resolver de forma correta a questão que envolvia tais conhecimentos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Wanda Izabel Monteiro Lima Marsiglia pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem matemática pt_BR
dc.subject Resolução de problemas pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title Aprendizagem matemática: análise do desempenho dos alunos de uma escola pública de Patos - PB na resolução de problemas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta