dc.description.abstract |
A Educação brasileira tem se desenvolvido ao longo dos tempos, ultrapassando as barreiras políticas e burocráticas existentes desde a época do descobrimento. Atualmente, as leis que regulam a Educação no Brasil formam um complexo de diretrizes que visam a busca pela qualidade do ensino. Tendo em vista a atuação dos profissionais da Educação e os setores envolvidos no ensino-aprendizado escolar, percebe-se que as Bibliotecas Escolares, hoje caracterizadas por serem obrigatórias de acordo com a legislação específica, têm se tornado ferramentas de auxílio indispensáveis para a melhoria da qualidade do ensino levando em consideração o estímulo à leitura que estes ambientes educacionais podem proporcionar ao educando. O objetivo geral deste estudo é investigar o papel da Biblioteca como ferramenta auxiliar no desenvolvimento educacional da criança e formação do indivíduo no contexto escolar, utilizando como objeto o projeto “Campeonato de leitura: ler, escrever e se divertir”, desenvolvido por mim, auxiliar de biblioteca da EEEF Augusto dos Anjos. São objetivos específicos: Analisar o papel da Biblioteca no contexto escolar; Verificar a importância da leitura no desenvolvimento educacional da criança; Avaliar o projeto de estímulo à leitura desenvolvido pela auxiliar de biblioteca da EEEF Augusto dos Anjos, levando em consideração seus resultados e a efetivação da melhoria da leitura e escrita das crianças inseridas no contexto escolar. Utilizou-se as teorias de autores de Educação como base teórica para a realização deste estudo. Em se tratando de aspectos metodológicos, utilizou-se a pesquisa-ação, somada à pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva e qualitativa. Conclui-se que a Biblioteca Escolar é uma ferramenta educacional de extrema importância para o desenvolvimento da leitura e consequentemente da escrita dos alunos pesquisados. Verificou-se que com o projeto de leitura desenvolvido, foi possível estimular os alunos a frequentarem e utilizarem os recursos oferecidos pela Biblioteca, possibilitando assim a melhoria do rendimento das crianças na execução de suas atividades em sala de aula. Percebe-se, assim, a função educacional da Biblioteca Escolar como aliada ao trabalho docente, com vistas à melhoria da qualidade do ensino brasileiro. |
pt_BR |