Resumo:
A deficiência auditiva é um problema que atinge 8,94 % da população brasileira, é classificada de duas formas
entre a mais leve e a profunda as quais não impedem que um surdo fale, transformando o em um surdo oralizado
o que irá depender apenas de exercícios fonoaudiólogos. A inclusão do surdo é um assunto muito complexo onde
o problema deve ser pensado como um todo de acordo com a realidade de cada local, para poder analisar a
situação geral e saber o cotidiano de um surdo nos seus momentos de inclusão/exclusão discutindo teorias e
praticas em que o surdo é um individuo que possui uma linguagem própria e natural, a LIBRAS, o que diz que
não são eles que têm que se adaptar a nós e sim nós que temos por obrigação nos adaptarmos a eles,
compartilhando caminhos dando abertura para o diferente. Este estudo consiste em um levantamento de dados
qualitativos sobre os surdos e o que tem sido feito para inclui-los nas escolas e na sociedade. A inquietação que
motivou a pesquisa sobre essa área foi o fato de perceber que as crianças portadoras de deficiências têm sofrido
muito por causa da inclusão, não só nas escolas, mas também com seus familiares e enfim com o mundo que o
cerca. Tentamos aqui abordar a inclusão do surdo no desenvolvimento social e educacional caracterizando as
dificuldades que os mesmo têm em desenvolver a aprendizagem na chamada escola “inclusiva” onde eles são
obrigados a se adaptar de forma desadequada, pois a maioria das escolas “inclusivas” não possuem material
didáticos e suportes para atende-los, mostrando até onde podemos ir não apenas com pessoas iguais, mas também
com as diferentes, nos possibilitando a aceitação e a interação entre as diferenças.
Descrição:
FERNANDES, F. K. da. S. Estruturas silenciosas: a inclusão da criança com
deficiência auditiva no Centro Educacional Edvardo
Toscano em Guarabira. 2012. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.