Resumo:
O presente trabalho de conclusão de curso teve como escopo precípuo fazer uma descrição da educação média do Brasil, observando e relatando a dualidade: mercado de trabalho versus ensino superior, bem como educação de elite versus classe trabalhadora. Escolhemos alguns teóricos que discutem a problemática do ensino médio em nosso país para embasarem nossas discussões, tais como: Romanelli (2003); Zotti (2004); Aranha (2006), dentre outros. Para alcançarmos nossos objetivos, adotamos como metodologia de trabalho a pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativa e descritiva, para tanto nos ancoramos em pensadores como Oliveira (2005); Marconi e Lakatos (2008); Gil (2009); Fiorentini e Lorenzato (2012), entre outros. Para a coleta de dados nos recorremos à biblioteca setorial – Campus III – Guarabira e à biblioteca Central – Campus I – Campina Grande, bem como à internet, em especial, aos sites do Governo Federal e do Estado da Paraíba, em busca de documentos e leis que nos norteassem na realização deste trabalho. Finalizamos o trabalho com otimismo em relação à educação média no Brasil, pois esperamos que o Programa Ensino Médio Inovador possa reverter o atual quadro educacional do país, uma vez que se trata de um programa ambicioso e por meio dele as escolas têm a oportunidade de dinamizar a metodologia do Ensino Médio através de integração das disciplinas, possibilitando a comunidade escolar escolher temas, disciplinas, oficinas e projetos de interesse dos alunos para as aulas tornarem-se mais atrativas e dinâmicas.
Descrição:
SILVA, João Batista Regis da. O ensino médio no Brasil: dos jesuítas ao programa Ensino Médio Inovador. 2014. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]