dc.description.abstract |
O trabalho em questão trata-se de uma monografia para a obtenção do título de Especialista em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares. Dessa forma, estamos nos propondo a conhecer o projeto de Direitos Humanos e Cidadania como prática pedagógica, o qual foi desenvolvido com a turma da 2ª Série do Ensino Médio, no ano de 2013, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Advogado Nobel Vita”, na cidade de Coremas – PB. O tema trabalhado no Projeto foi escolhido, inicialmente, buscando atender as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais contextualizados com o próprio Projeto Político Pedagógico da Escola que prima pela formação integral do aluno. Partiu também da própria necessidade de educadores e educandos em estudar e buscar aplicabilidade prática de assuntos que são presentes no nosso cotidiano e que podem passar despercebidos ou até mesmo ser pouco compreendido. Sabemos que, historicamente a humanidade evidenciou inúmeras formas de exploração humana. Parece que os detentores do poder, normalmente a classe dominante, procura subjugar os menos favorecidos. Os avanços em termos de respeito ao ser humano foram e são vários. No entanto, ainda podemos e precisamos fazer mais no sentido de evidenciar uma sociedade cada vez mais justa e democrática. Nesse contexto, a educação surge como uma grande aliada, seja para propor e concretizar formas de aprendizagem mais participativa e significativa para os alunos ou até mesmo para ajudar a formar cidadãos e cidadãs mais compromissados em implementar a democratização da nossa sociedade. O estudo e a percepção prática dos Direitos Humanos e Cidadania, agregado a uma metodologia mais interativa e menos tradicionalista se propõe a ajudar na dinamização do processo ensino aprendizagem. |
pt_BR |