dc.description.abstract |
O presente trabalho tem por objetivo relatar, documentar e criticar as atividades de docência no Ensino Médio realizadas pela acadêmica de graduação do curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa da Universidade Estadual da Paraíba, Rossana Flávia Cunha Henriques Baracho, na disciplina de Estágio Supervisionado IV, orientado pela Professora Cléa Gurjão Carneiro e supervisionado pelo Professor Alcione da Silva Santos, professor regente da turma onde se desenvolveram as atividades de estágio. O estágio foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Ministro José Américo de Almeida”, com turma de 2º ano do Ensino Médio, no período noturno.
O projeto de docência do estágio aqui relatados, foram desenvolvidos por Rossana Flávia Cunha Henriques Baracho, conforme estipulado no plano de ensino da disciplina, onde serão ministradas 12 horas/aula de docência.
Desta forma este relatório mostra um pouco da realidade da educação em uma instituição de ensino, observando o rendimento dos alunos durante a execução das aulas e o desempenho do estagiário em busca dos meios necessários para atingir seus objetivos com relação a aprendizagem.
O estágio possibilita aos futuros professores a compreensão das ações praticadas dentro da instituição, dando uma prévia da realidade com que irá conviver, como também para a preparação da inserção profissional.
A divisão do estágio respeitará a seguinte ordem: no capítulo I estão registradas todas as experiências vivenciadas pelo estagiário durante a graduação descrevendo um relato de todos os estágios desenvolvidos durante o curso; composto por reflexões do estagiário acerca de sua experiência docente e da sua visão e perspectivas para a carreira, no capítulo II apresenta a fundamentação teórica adotada, expondo o projeto de docência elaborado para o desenvolvimento das aulas, o panorama dos conteúdos trabalhados nas aulas e o cronograma estipulado para a realização das aulas; no capítulo III, faz-se um resumo de cada aula ministrada pelo estagiário, fazendo o relato dos conteúdos trabalhados em sala, das estratégias didáticas desenvolvidas, dos resumos adotados, dos aspectos de interação, disciplina e participação dos alunos, explicando como foi utilizado o método de avaliação. Ao final são feitas algumas considerações finais sobre o estágio, seguidas de anexos que registram passos importantes como os planos de aula, as atividades desenvolvidas e o material didático.
Portanto, faz-se necessário que a educação seja levada a sério e que a teoria e a prática caminhem juntas em favor de possibilitar a compreensão do aluno e que esta educação tenha efeito significativo em sua vida.
A experiência de estágio supervisionado proporcionou-me uma chance de verificar como se constrói um espaço de produção de conhecimento sobre a prática pedagógica desenvolvida no cotidiano escolar, através de um processo criador e inovador de análise e de reflexão aproximando-me da realidade escolar, a fim de
que possa compreender melhor os desafios que irei enfrentar no momento da prática docente, de forma crítica e consciente. |
pt_BR |