Resumo:
Este relatório é uma síntese dos conhecimentos que fizeram parte de todo processo de observação realizado na Escola Estadual Drº Antônio Batista Santiago, na cidade de Itabaiana-Pb, direcionadas para a turma do Ensino Fundamental e Médio. O presente trabalho tem por objetivo relatar as observações, que serve como um instrumento significativo para a prática de sala de aula e cumprir uma requisição acadêmica determinada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). Objetiva ainda analisar como é a interação dos alunos com a professora, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar. Portanto, o estágio é de suma importância para o processo de formação do estudante de um profissional da educação, para que o mesmo se familiarize com a prática da sala de aula, conviva com os alunos e professores habituando-se ao ambiente escolar com seus problemas, desafios, dificuldades, e assim busque a partir da experiência vivenciada aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos, estabelecendo, assim, um elo entre a teoria e a prática, como forma de obter uma visão crítica da realidade, para nortear as futuras ações pedagógicas. Assim, tem como intuito principal contribuir para o nosso conhecimento do cotidiano escolar e nos fornecer embasamento, que será necessário durante as regências que iremos nos submeter mais adiante.
Descrição:
SILVA, Betania Barbosa da. Vivências e contextos: construindo uma prática reflexiva. 2015. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Artigo]