Resumo:
A formação de professores, seja ela inicial ou continuada, constitui-se como um lócus privilegiado, não só para refletir e discutir sobre essas questões, como para a criação e a implementação de proposições que possibilitem vislumbrar novos caminhos e avanços no que tange ao trato da diversidade cultural no contexto escola. O objetivo fundamental deste trabalho foi analisar possibilidades de contribuição da formação continuada de professores na construção da sua identidade docente, percebendo sua realização profissional. Foi importante ainda registrar as dificuldades e desafios enfrentados, assim como ganhos e expectativas quanto ao ensino na rede pública de ensino, considerando a formação de professores como um elemento que pode interferir na qualidade do ensino na Educação Básica. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa de natureza teórica e empírica. Foram sujeitos da pesquisa seis professores de rede municipal e estadual de ensino. Em linhas gerais, conclui-se que a pesquisa foi do tipo bibliográfico. Foram utilizados teóricos como: Feldman (1999), Xavier (2011), Canen (2011), Nicoletti (2013) e Gatti (2009).
Descrição:
SILVEIRA, Valéria Maria Cavalcante Pereira. Formação continuada de professores: inquietudes e perplexidades. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]