Resumo:
A educação está inserida em um contexto histórico, social, cultural e
econômico, com um forte potencial de transformação da sociedade. A
universalização do ensino básico hora vivenciada pelo sistema de ensino no Brasil,
unida as diversas mudanças na forma de viver da sociedade com as TIC’s,
influenciam diretamente nos métodos e instrumentos pedagógicos utilizados pelos
professores em sala de aula. Dessa forma o professor precisa urgentemente
atualizar-se tecnologicamente, primando pelas melhorias no ensino aprendizagem
dos seus alunos. Portanto deve haver uma preocupação com a busca de formação
continuada para que os profissionais se mantenham atualizados e acolham a
proposta de trabalho com as TIC’s no âmbito escolar, em especial com o tablet
educacional. Essa pesquisa busca analisar como os professores de Ciências
Naturais (química, física e biologia) tem se preparado para introduzir o tablet
educacional distribuído pelo Ministério da Educação - MEC, bem como as
dificuldades enfrentadas por estes profissionais no trabalho na Escola Estadual de
Ensino Fundamental e Médio Professor José Gomes Alves, Patos - PB. Trata-se de
um estudo de caso que se valeu do método de procedimento, o analítico descritivo e
de abordagem de investigação quali-quantitativa. Foi utilizado um questionário como
instrumento de coleta de dados que foi dirigido aos Professores que lecionam na
área de ensino de ciências naturais da referida escola, contendo 10 questões de
caráter qualitativo e quantitativo. Os resultados apontam a falta de preparação dos
professores, a falta de estrutura física para o uso das novas tecnologias no âmbito
escolar, e evidencia principalmente a necessidade de formação continuada, visando
a atualização e preparação dos professores para utilização do tablet educacional.
Descrição:
ARAÚJO, Mikael Martins Gomes de. Formação de professores de ciências naturais para o trabalho com o tablet educacional na Escola Estadual Professor José Gomes Alves - Patos-PB. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]