Resumo:
Este artigo apresentado como trabalho de conclusão de curso é fruto de uma pesquisa desenvolvida em
uma escola da rede Estadual de Ensino na cidade de Guarabira, durante o estágio de Prática Docente
entre os meses de março e junho de 2012. Após o estágio, constatei a existência do racismo na sala de
aula e a omissão da professora nos momentos em que o conflito etnicorracial era exacerbado. A
análise seguiu na direção da pesquisa qualitativa e a desenvolvemos utilizando as técnicas de
observação e de leituras específicas a exemplo de Andrade, 2001; Brasil, MEC, 2004; Cavaleiro, 2001
e Cruz, 1989. Diante do que convivi, ficou fortalecida a motivação para a temática. E assim, deixo a
minha afirmação sobre o conhecimento insuficiente da Lei 10.639/03 que instituiu a obrigatoriedade
do ensino da História da África e da cultura afro-brasileira no currículo escolar.
Descrição:
GONDIM, V. de. O. Estratégias de luta contra o racismo em sala de aula. 2012. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.