dc.description |
GAUDÊNCIO, Wanda Patrícia de Sousa. Diversificação da linguagem no ensino e aprendizagem com o Stop Motion como ferramenta de multiletramento na sala de aula, um relato de experiência. 2014. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
No contexto atual e que os hábitos digitais têm se intensificado na sociedade contemporânea, a facilidade e a rapidez da interação cibernética exigem uma nova prática pedagógica. Assim, ciente dessa nova realidade acredita-se que cabe ao professor buscar alternativas que viabilizem a sua prática pedagógica. São muitas as possibilidades ofertadas pelo mundo virtual, nele, podem-se trabalhar múltiplas linguagens: sons, imagens, textos escritos, orais, com ou sem movimento, disponibilizados de forma instantânea de qualquer lugar do mundo podem se acessados. Diante desta realidade o presente estudo tem o objetivo de ampliar o rendimento dos alunos no que se refere às habilidades de leitura e escrita por meio da proposta dos multiletramentos com ênfase na produção de vídeos com uso da técnica do stop motion envolvendo alunos do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Major Veneziano Vital do Rêgo. A meta central concentrou-se em promover o letramento digital, com ênfase no uso do computador e demais tecnologias de comunicação e interação enquanto ferramentas pedagógicas na prática de Ensino de Língua Portuguesa. Aliado a este propósito buscou-se ainda avaliar os resultados no que, tange ao desempenho das produções mediante a prática interventiva. Tomando como base metodológica a abordagem de caráter exploratório e descritivo, uma vez que foram utilizados para avaliação, variáveis qualitativas e quantitativas. Realizada ao longo do segundo e terceiro bimestres letivos de 2014, nas aulas de Língua Portuguesa. Atesta-se ainda que a mesma congregou aspectos quantitativos, por conciliar a observação e intervenção direta do pesquisador, enquanto professora titular, que, deseja também, avaliar e intervir na própria prática docente. Diante da experiência vivenciada no trabalho com stop motion pode-se atestar que o mesmo favoreceu uma postura diferenciada da língua e da linguagem, sob o prisma do uso-reflexão-uso e, além disso, possibilitou uma intervenção na prática pedagógica pautada nos multletramentos e nas TIDCs. |
pt_BR |