dc.contributor.author |
Morais, Lécia Pinto Ferreira de |
|
dc.date.accessioned |
2017-07-26T12:58:44Z |
|
dc.date.available |
2017-07-26T12:58:44Z |
|
dc.date.issued |
2014-09-19 |
|
dc.identifier.other |
CDD 540 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13692 |
|
dc.description |
MORAIS, Lécia Pinto Ferreira de. Educação ambiental no ensino médio: uma estratégia para o ensino de Química. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho monográfico teve como objetivo principal analisar o papel da pedagogia de
projetos focados na Educação Ambiental como estratégia para o ensino do componente
curricular Química no Ensino Médio. Diante de uma juventude cada vez mais exigente e em
sintonia com o mundo, o ensino de Química tornou-se um desafio para educadores que
ministram este componente curricular, pois muitos jovens acham que estudar Química é muito
difícil e que os conhecimentos trabalhados nesta área da ciência estão distantes de sua
realidade, competindo ao educador desmistificar esta ideia utilizando diversas estratégias,
principalmente em se tratando de estudantes que moram na região do semiárido como é o caso
dos jovens estudantes observados nesta pesquisa em que as adversidades da vida influenciam
no interesse pelo estudo, para eles conhecer e conviver com o semiárido de forma harmoniosa
faz toda a diferença para suas vidas. No entanto estudar Química para estes jovens é um
desafio indesejável e enfadonho. Neste sentido surge à seguinte indagação: Como atividades
sistemáticas voltadas para a Educação ambiental podem contribuir para o ensino de
Química? Para responder a este questionamento utilizamos como referências Soffiati (2011),
Clementina (2011), Chiappini (2007), Veiga, Quenenhenn e Cargnin (2012), Freire (1996),
Silva e Tavares (2010), Prado (2005), além dos escritos de Almeida e Fonseca Júnior (2000).
Desenvolvida como uma pesquisa qualitativa tipificada pela pesquisa documental
desenvolvida em três fases. Os resultados mostraram que a utilização de projetos com foco na
Educação Ambiental viabiliza o ensino de Química e aumenta o interesse do educando por
este componente curricular. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: José Luiz Cavalcante |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Projetos educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Química |
pt_BR |
dc.title |
Educação ambiental no ensino médio: uma estratégia para o ensino de química |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |