UEPB - Repositório Digital

Educação ambiental no ensino médio: uma estratégia para o ensino de química

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Morais, Lécia Pinto Ferreira de
dc.date.accessioned 2017-07-26T12:58:44Z
dc.date.available 2017-07-26T12:58:44Z
dc.date.issued 2014-09-19
dc.identifier.other CDD 540
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13692
dc.description MORAIS, Lécia Pinto Ferreira de. Educação ambiental no ensino médio: uma estratégia para o ensino de Química. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho monográfico teve como objetivo principal analisar o papel da pedagogia de projetos focados na Educação Ambiental como estratégia para o ensino do componente curricular Química no Ensino Médio. Diante de uma juventude cada vez mais exigente e em sintonia com o mundo, o ensino de Química tornou-se um desafio para educadores que ministram este componente curricular, pois muitos jovens acham que estudar Química é muito difícil e que os conhecimentos trabalhados nesta área da ciência estão distantes de sua realidade, competindo ao educador desmistificar esta ideia utilizando diversas estratégias, principalmente em se tratando de estudantes que moram na região do semiárido como é o caso dos jovens estudantes observados nesta pesquisa em que as adversidades da vida influenciam no interesse pelo estudo, para eles conhecer e conviver com o semiárido de forma harmoniosa faz toda a diferença para suas vidas. No entanto estudar Química para estes jovens é um desafio indesejável e enfadonho. Neste sentido surge à seguinte indagação: Como atividades sistemáticas voltadas para a Educação ambiental podem contribuir para o ensino de Química? Para responder a este questionamento utilizamos como referências Soffiati (2011), Clementina (2011), Chiappini (2007), Veiga, Quenenhenn e Cargnin (2012), Freire (1996), Silva e Tavares (2010), Prado (2005), além dos escritos de Almeida e Fonseca Júnior (2000). Desenvolvida como uma pesquisa qualitativa tipificada pela pesquisa documental desenvolvida em três fases. Os resultados mostraram que a utilização de projetos com foco na Educação Ambiental viabiliza o ensino de Química e aumenta o interesse do educando por este componente curricular. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Luiz Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Projetos educacionais pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.title Educação ambiental no ensino médio: uma estratégia para o ensino de química pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta