Resumo:
O presente trabalho apresenta uma discussãoem torno da interação entre jovens evelhos com base no projeto de leitura e produção do gênero Memórias Literárias,Lembro como se fosse hoje, desenvolvido na EEEFM Ivan Bichara Sobreira, no município de Lagoa de Dentro – PB. O objetivo esteve em compreender como a elaboração do gênero textual/discursivo propicia a interação entre gerações diferentes e como isso contribui para a compreensão da identidade de jovens. A proposta se orienta por conceitos relacionados ao gênero memória literária e identidade, tendo como fundamentação teórica Marcuschi (2012), Bosi (1979), Pollak (1992), PCN (1997), entre outros. Buscamos compreender como a elaboração das Memórias pode propiciar uma interação efetiva entre gerações diferentes de uma mesma família. Para isso, analisamos textos representativos do gênero abordado e depoimento de uma aluna participante do projeto sobre sua percepção em relação ao aprendizado adquirido através do projeto. Ao fim da pesquisa, constatamos que é importante propiciar aos jovens momentos de interação com pessoas mais velhas da comunidade e que a escola pode ser instrumento de absoluta relevância nesse processo.
Descrição:
OLIVEIRA, Raquel Lima Araújo de. Memória literárias: o interagir de gerações. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]