Resumo:
Quase sempre a educação de crianças e adolescentes foi vista como necessária à formação da cidadania. É percebido ao longo dos tempos que a educação escolar sempre está a serviço de um determinado tipo de cidadania. Neste sentido o objetivo é analisar como o professor de educação básica vem desenvolvendo sua função social diante da formação do cidadão no processo de cidadania, visto que as pessoas são preparadas na escola para o exercício da cidadania e o principal a gente que tem que proporcionar isso é o professor. Para desenvolver o presente trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico e revisão teórica sobre os temas tratados. Este levantamento bibliográfico contou com pesquisa em artigos científicos, monografias, sites especializados, livros que tratam sobre o tema, entre outros, que sirviram de embasamento para discussão, na construção de uma base teórica de caráter discurssivo e reflexivo subsidiada teoricamente pelos estudos de CAVALCANTE, (2010), MARX, (2005), CANIELLES, et al, (2011). A formação cidadã implica na capacidade do cidadão atuar com responsabilidade diante das exigências que a sociedade impõe. Para que isso aconteça é necessário que a instituição escolar, as famílias sejam capazes de formar cidadãos com dignidade humana, sabendo orientar, mostrando o caminho certo, dando qualidade de vida para que possam retribuir de forma positiva diante das exigências que lhes são atribuídas.
Descrição:
SILVA, Maria Solange da. A educação e a formação humana. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]