Resumo:
A presente pesquisa tem a proposta de contribuir para os estudos já realizados em torno dos jogos digitais e sua relação com o processo de aprendizagem, discutindo a importância da utilização dos jogos digitais educativos como prática pedagógica no ensino de química. A proposta abrange, também, questionamentos sobre o suporte tecnológico estrutural oferecido pelas escolas, uma vez que, além de professores capacitados é de suma iportância que as escolas ofereçam infraestrutura adequada para a realização de projetos que utilizem as novas tecnologias. O estudo de caso revela que os jogos digitais podem ser utilizados como ferramenta pedagógica para o ensino de química, uma vez que funcionam como fator de motivação facilitando a compreensão de conceitos químicos. Os dados coletados comprovam que os jogos digitais constituem-se de um recurso pedagógico com grande potencial para o processo de ensino-aprendizagem, pois auxiliam na construção do conhecimento químico, trabalhando a criatividade, aguçando o raciocínio lógico e envolvendo o aluno em uma experiência de aprendizagem significativa.
Descrição:
MEDEIROS, Ana Claudia Santos de. O uso das novas tecnologias no ensino de Química: um estudo de caso sobe as potencialidade dos jogos digitais. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]