UEPB - Repositório Digital

Diagnóstico de alguns fatores que contribuem para as dificuldades do ensino de química

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Adrielma Silva de
dc.date.accessioned 2017-07-26T13:00:36Z
dc.date.available 2017-07-26T13:00:36Z
dc.date.issued 2014-11-21
dc.identifier.other CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13704
dc.description SOUZA, Adrielma Silva de. Diagnóstico de alguns fatores que contribuem para as dificuldades do ensino de Química. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho visa realizar um levantamento dos fatores que contribuem para as dificuldades no ensino de Química na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Izabel Rodrigues de Melo, situada no Distrito de Galante no Município de Campina Grande-PB. Neste enfoque procurou-se refletir sobre a prática do ensino e aprendizagem na disciplina de Química nos espaços de uma escola pública com o intuito de gerar contribuições nas ações docentes pela busca da melhoria do ensino. A pesquisa efetuada na escola ocorreu por meio de questionários semiestruturados aplicados aos alunos do ensino médio diurno que comporta o Programa do Ensino Médio Inovador a fim de diagnosticar alguns fatores existentes no contexto escolar que podem influenciar diretamente no processo de ensino e aprendizagem de Química, considerando a relevância dessa ciência que vem desempenhando na sociedade e consequentemente na vida dos alunos envolvidos. Mediante a análise dos questionários, pôde-se ter uma ideia dos anseios e carências do sistema escolar de acordo com os alunos. Os dados mostram a falta de recursos e estrutura, como a ausência de salas de vídeo e de informática, bem como de livros didáticos que configuram-se como fatores que vem a acentuar as dificuldades no ensino e aprendizagem de Química. Contudo os alunos afirmaram em maior porcentagem estarem satisfeitos com o ensino de Química oferecido por sua escola, e para mais, apresentaram o critério “pouco difícil” em destaque no questionamento quanto a dificuldade em aprender tal ciência. Os resultados obtidos servirão como instrumento propulsor para realces práticos de intervenção no processo de ensino e aprendizagem da disciplina, pois apesar das dificuldades encontradas, a análise da pesquisa contribuiu significativamente para maior entendimento do problema. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rafael Xavier pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.subject Dificuldades pt_BR
dc.subject Ensino de química pt_BR
dc.title Diagnóstico de alguns fatores que contribuem para as dificuldades do ensino de química pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta