Resumo:
Diante da necessidade de adequar o ensino as novas demandas educacionais, de articular os conteúdos escolares com o os contextos em que eles são ministrados, de tornar o ensino, particularmente o de Língua Portuguesa (LP) atrativo para os alunos, este estudo objetivou refletir sobre algumas práticas descontextualizadas do ensino de LP, enfatizando a questão gramatical e ainda apresentar uma proposta de aula contextualizada. As práticas foram observadas durante a realização do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa. Para efetuar essa reflexão, contou-se com alguns pressupostos teóricos advindos de Pimenta e Lima (2010), Alves (2016), PCN (1998), Antunes (2003/2014), Travaglia (2000), Geraldi (1996) e outros. Metodologicamente, se tratou de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, descritiva e interpretativista. Os resultados apontaram que as aulas descontextualizadas de LP, com algumas exceções, ainda predominam nas aulas de português e acontecem, principalmente, quando o conteúdo trabalhado é gramatical.
Descrição:
OLIVEIRA, J. T. M. de. Práticas descontextualizadas no ensino de língua portuguesa: reflexões e proposta a partir do Estágio Supervisionado de Letras. 2017. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.