UEPB - Repositório Digital

Avaliação da aprendizagem: discutindo o processo avaliativo na escola

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Pricila da Silva Florencio de
dc.date.accessioned 2013-07-30T19:02:47Z
dc.date.available 2013-07-30T19:02:47Z
dc.date.issued 2013-07-30
dc.identifier.other CDD 371.27
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1371
dc.description SOUZA, P. da. S. F. de. Avaliação da aprendizagem: discutindo o processo avaliativo na escola. 2012. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho tem como o objetivo principal questionar a avaliação no âmbito escolar. Dessa forma, buscamos entender por que razão a escola faz avaliação, para assim compreender o conceito e, consequentemente, as funções do processo avaliativo. No entanto, é de compreensão, para que ocorra a construção da aprendizagem, é necessário que os conhecimentos já existentes do educando façam uma associação de sua realidade com a nova a ser mostrada e, então, consiga desenvolver-se. Diante disso, o trabalho busca compreender as relações entre o ensino e a aprendizagem para, assim, esclarecer o papel fundamental da avaliação para a construção desse processo. Em termos gerais, a avaliação é um processo de análise de dados coletados pelo professor, através dos procedimentos e instrumentos de verificação do rendimento escolar, de acordo com o objetivo proposto. Nesse trabalho, abordamos três tipos essenciais no processo avaliativo: a avaliação diagnóstica inicial, a formativa e a somativa. A avaliação diagnóstica inicial tem como função identificar as dificuldades do educando. A formativa, por sua vez, preocupa-se com a superação de tais dificuldades, enquanto a somativa visa apenas o produto final. Nesse caso, uma depende da outra. É a partir da auto-avaliação que, os professores conseguem repensar sua prática pedagógica. De modo geral,chegamos à conclusão que a avaliação constitui um papel fundamental para análise no processo de aprendizagem em todas as disciplinas e, a partir da obtenção de tais resultados, já possível fazer uma análise tanto da aprendizagem do educando quanto do trabalho do educador. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Mônica de Fátima Guedes de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.title Avaliação da aprendizagem: discutindo o processo avaliativo na escola pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta