dc.description.abstract |
O trabalho tem como o objetivo principal questionar a avaliação no âmbito escolar. Dessa
forma, buscamos entender por que razão a escola faz avaliação, para assim compreender o
conceito e, consequentemente, as funções do processo avaliativo. No entanto, é de
compreensão, para que ocorra a construção da aprendizagem, é necessário que os
conhecimentos já existentes do educando façam uma associação de sua realidade com a nova
a ser mostrada e, então, consiga desenvolver-se. Diante disso, o trabalho busca compreender
as relações entre o ensino e a aprendizagem para, assim, esclarecer o papel fundamental da
avaliação para a construção desse processo. Em termos gerais, a avaliação é um processo de
análise de dados coletados pelo professor, através dos procedimentos e instrumentos de
verificação do rendimento escolar, de acordo com o objetivo proposto. Nesse trabalho,
abordamos três tipos essenciais no processo avaliativo: a avaliação diagnóstica inicial, a
formativa e a somativa. A avaliação diagnóstica inicial tem como função identificar as
dificuldades do educando. A formativa, por sua vez, preocupa-se com a superação de tais
dificuldades, enquanto a somativa visa apenas o produto final. Nesse caso, uma depende da
outra. É a partir da auto-avaliação que, os professores conseguem repensar sua prática
pedagógica. De modo geral,chegamos à conclusão que a avaliação constitui um papel
fundamental para análise no processo de aprendizagem em todas as disciplinas e, a partir da
obtenção de tais resultados, já possível fazer uma análise tanto da aprendizagem do educando
quanto do trabalho do educador. |
pt_BR |