dc.description.abstract |
A construção e reconstrução do conhecimento estão se dando dentro de uma era completamente digital, diante disto faz-se necessário analisar como se dá a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino-aprendizagem e a formação continuada dos professores, atendendo assim a problemática levantada. Objetivando de forma geral analisar o processo de inserção das TIC no processo de ensino-aprendizagem e sua relação com os objetivos das formações oferecidas. Buscando refletir sobre a importância da formação continuada, verificando a existência de práticas pedagógicas potencializadas pelo uso das TIC e compreender como os professores estão aplicando os conhecimentos adquiridos. Os pressupostos teóricos que fundamentam o estudo são Castell (2009), Moran (1999), Vygostky (1987), Pimenta (2002), Lago (2003), Valente (1999), Rua (2009), Pozo (2004), Kensky (2008) e Moran (1999). Respondendo ao problema levantado, realizou-se uma abordagem quanti-qualitativa. Para o debate e efetivação dessa pesquisa foi utilizada a pesquisa exploratória e documental, segundo Gonçalves (2007), complementada com o estudo de caso, segundo Godoy (1995). Como ferramenta de coleta de dados utilizou-se a observação e entrevista com professores que atuam no Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, com aplicação de questionário estruturado com questões abertas e fechadas à 20% do universo da pesquisa. Os resultados obtidos para este estudo ora apresentado mostram uma resistência no elo que une as TIC e o processo ensino-aprendizagem, devido as incompletudes apresentadas pela ineficiência do programa PROINFO INTEGRADO, o que impõe barreiras à inserção das novas tecnologias na escola, comprometendo o avanço paralelo da sociedade digital com a escola. |
pt_BR |