Resumo:
Um dos temas atuais presente no cotidiano da escola pública, trata-se do papel do
Coordenador Pedagógico enquanto articulador da Proposta de Educação Infantil. O
presente estudo tem por objetivo investigar o papel do Coordenador Pedagógico
como articulador da Proposta de Educação Infantil da Escola Pesquisada. Trata-se
de uma investigação qualitativa, cujos procedimentos, constaram de pesquisa
bibliográfica, observação e entrevista. Nesse sentido, a amostra constou de 06 (seis)
professoras que atuam na Educação Infantil. O resultado do presente estudo
evidenciou que as crianças são seres especiais, que necessitam de cuidados aliados
ao ato de educar, isso por meio de atividades educativas lúdicas, criativas e
interativas que favoreça ao desenvolvimento pleno e integral da criança e que
contemple os aspectos físico, emocional e psicossocial. Nesse contexto, o
Coordenador Pedagógico trata-se de um profissional do magistério, que coordena e
mobiliza os professores e demais atores escolares e extraescolar, favorecendo a uma
aprendizagem significativa da criança. Por outro lado, constatou-se, ainda, avanços
significativos nas declarações das professoras inquiridas em relação à importância
das contribuições do Coordenador Pedagógico no processo educativo da Educação
Infantil.
Descrição:
SENA, P. M. O coordenador pedagógico e a educação infantil:
um trabalho em parceria. 2012. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.