Resumo:
Os conselhos escolares são órgãos colegiados compostos por pessoas da comunidade
local e escolar,constituindo-se uma identidade indispensável e fundamental no
processo de elaboração e desenvolvimento dos projetos políticos pedagógico das
escolas ligadas a ele. Ao acompanhar o desenvolvimento do aluno, do educador,
funcionários e gestores, osConselhos constituem um elo entre esses integrantes, oqual
ao resultar em boas respostas, todos os que fazem parte da escola são beneficiados.
Embora os Conselhos escolares estejam extremamente ligados a um processo
tradicionalmente seguido e estabelecido pelo sistema educacional, é preciso que a sua
real função seja significativa ao verdadeiro valor do ato de fiscalizar, deliberar e
solucionar problemáticas que a comunidade escolar vivencia todos os dias.
Pretendemos neste trabalho, de forma não generalizada, propor, em amostragem, os
dois lados da atuação dos Conselhos escolares e sua estreita relação com uma gestão
democrática, mostrando seus limites e perspectivas e também considerando a força e
influência que o ato de planejar, estruturar e organizar têm como atitudes essenciais na
educação e o quanto istosignifica ao ser direcionada ao aluno. A final, épreciso
compreender até que ponto os Conselhos escolares repercutem na vida do aluno e na
sua vida social, necessariamente dentro e fora da escola.
Descrição:
BEM, I. A. B. de. Conselho escolar: espaço de participação na escola. 2012. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.