Resumo:
Este artigo busca tratar das relações de gênero e como acontece a construção de identidade de gênero no cotidiano escolar das crianças, buscando analisar a presença de práticas sexistas em seu meio. A presente pesquisa configura-se como etnográfica, que possibilita uma interação do pesquisador com o instrumento da pesquisa. Utilizamos como instrumento de pesquisa a observação participante, fazendo uso de uma análise qualitativa que é usada em métodos observacionais, experimentais e comparativos. Foram abordados trabalhos de Louro (1997) entre outros estudiosos (as) e documentos que abordam questões relacionadas a gênero. Ao buscar compreender como acontecia a educação e socialização de meninos e meninas, constatamos que a escola apresenta características marcantes de uma educação sexista presentes na fala da educadora, nos momentos de brincadeiras, entre outros, o que influencia diretamente na construção da identidade das crianças. O presente artigo mostra como tais práticas profissionais vindas da escola, juntamente com a construção sócio cultural dos alunos (as) pode contribuir para preconceitos, delimitando espaços de homens e mulheres. Nesse sentido, faz-se necessário toda equipe escolar repensar sua prática e reforçar seu trabalho junto à comunidade, lutando por uma educação não sexista.
Descrição:
SILVA, M. C. D. da. O espaço escolar e observação sobre formação de identidade de gênero na turma do 1º ano do ensino fundamental da Escola Antônio Galdino Guedes. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.