Resumo:
Este artigo é fruto de um trabalho de conclusão de curso (TCC) e tem como objetivo
principal construir novos conhecimentos enriquecedores para uma futura prática
docente, visando à creche, como um espaço educativo que enfatiza a aprendizagem do
universo infantil, e possibilita essa formação aos futuros docentes. A creche pesquisada
atende a crianças cujas mães necessitam trabalhar fora, e tem uma localização
privilegiada na cidade de Guarabira – PB. Considerando que o estágio supervisionado é
um componente curricular e que oportuniza ao discente, de forma ímpar, vivenciar as
diversas situações de um contexto escolar e, que se tratando de crianças pequenas, o
estágio promove muitas descobertas a um futuro educador, enfim, enfatizamos a creche
como um campo propício para desenvolvermos a nossa pesquisa. A base teórica
perpassa os estudos de Broering (2008), Hoffmann e Silva (2010), Souza e Weiss
(2008), o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a LDB e outros
documentos. A pesquisa contou com a participação de profissionais que atuam na
Educação Infantil, mais precisamente, os profissionais atuantes da creche. No decorrer
do estágio, contamos com o apoio da direção e das educadoras da creche, bem como nos
serviu de suporte teórico e prático o período de observação, as oficinas e as entrevistas
realizadas na creche. Após a análise dos resultados obtidos, verificamos que se faz
necessário uma boa formação tanto para os educadores que já atuam na área, quanto
para os futuros docentes, pois, a Educação Infantil exige uma formação completa que
sirva de base para a formação dos nossos futuros cidadãos.
Descrição:
SILVA, G. V. L. da. Olhando o estágio supervisionado sob as
perspectivas da educação infantil. 2012. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.