Resumo:
O artigo trata das ocorrências de bullying como um comportamento “cruel, intrínseco nas
relações interpessoais, em que os mais fortes convertem os mais frágeis em objetos de
diversão e prazer, através de brincadeiras que disfarçam o propósito de maltratar e
intimidar” (FANTE, 2005). O bullying no ambiente das escolas brasileiras tem sido
reconhecido de forma generalizada e bastante recente como um tipo de violência física e/ou
psicológica cuja característica típica é a recorrência das ações, expressa na assimetria de
poder entre um suposto agressor ou agressores e uma suposta vítima ou vítimas. Este
trabalho tem como objetivo efetivo analisar, qual a percepção e atitudes do fenômeno
bullying, os tipos e as agressividades comuns nas escolas, partindo assim de estudos sobre
o tema de alguns autores, dentre eles, CALHAU (2011), FANTE (2005) e CUBAS (2006).
Esta análise, e outras possíveis, na mesma ordem de compreensão, justificam-se como de
fundamental necessidade e relevância, pois podem – inclusive – informar de modo
colaborativo políticas públicas de prevenção.
Descrição:
FERREIRA, R. C. de. C. Bullying: uma realidade no espaço escolar. 2012. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.