Resumo:
Nas últimas décadas surgiram novas metodologias na tentativa de qualificar o ensino. Com
base nisto, o presente artigo tem por finalidade abordar o Projeto Político-Pedagógico, um
tema de muita atualidade em organização do ensino, a fim de construir uma forma mais
envolvente de realizar a prática pedagógica. Uma das perspectivas democráticas já
consideradas é a necessidade de a escola repensar sua organização, sua gestão, sua maneira de
definir os tempos, ou seja, o seu “jeito de fazer escola”. Sua função social permanece em
preparar os indivíduos para exercer a cidadania e o trabalho no contexto de uma sociedade
complexa. A escola como espaço de formação do sujeito precisa estar preparada para oferecer
aos alunos condições que lhes permitam serem interventores no futuro que cada um pode
construir. Nesse caminho, o PPP deve ser instrumento norteador de toda essa construção. Ele
deve ser a síntese de todo o projeto de formação, da concepção política a ser adotada e das
opções pedagógicas e metodológicas que permitirão a efetivação da formação dos sujeitos
educativos. Nessa perspectiva, o presente trabalho busca compreender o processo de
construção do PPP e a importância desse documento para a transformação da realidade da
escola com vistas à democratização da gestão escolar e da melhoria da qualidade de ensino.
Descrição:
LIMA, S. M. de. Projeto político-pedagógico: uma prática
democrática e cidadã. 2012. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.