Resumo:
O presente artigo tem como objetivo destacar a importância do uso dos arquivos por parte da sociedade, no tocante a sua participação no processo de gestão da administração pública. Para tanto se propõem a descrever a conexão do arquivo com administração pública, o acesso a informação pública e a transparência dos atos da administração. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desse trabalho o caracteriza como, pesquisa de natureza qualitativa do tipo exploratória – bibliográfica. Dessa forma foi realizada uma pesquisa na literatura arquivística, administrativa e na legislação, reunindo informações pertinentes, no intuito de alcançar os objetivos propostos. O texto aborda a relação dos arquivos com a administração pública e com o conceito de transparência pública, delimitando a discussão sobre arquivos na esfera municipal. Descrevendo sobre os arquivos municipais sob a ótica do Conselho Nacional de Arquivos. O trabalho encerra-se com a apresentação do caso do arquivo central da prefeitura de João Pessoa e sua contribuição, no que concerne a transparência da administração pública, onde constata importância dos arquivos para efetiva transparência dos atos da administração pública.
Descrição:
OLIVEIRA, E. da S. Arquivo, administração pública e transparência: o caso do arquivo central da prefeitura de João Pessoa. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Artigo]