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Entrada da criança na educação infantil e o processo de adaptação: as relações entre pais, crianças e professores no desenvolvimento do processo educativo

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dc.contributor.author Nascimento, Giselly Santos do
dc.date.accessioned 2017-08-14T19:50:34Z
dc.date.available 2017-08-14T19:50:34Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13839
dc.description NASCIMENTO, G. S. do. Entrada da criança na educação infantil e o processo de adaptação: as relações entre pais, crianças e professores no desenvolvimento do processo educativo. 2017. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O processo de adaptação na Educação Infantil é um momento em que a criança começa a construir uma nova etapa em sua vida. Nesse período de transição do ambiente familiar para o escolar surgem diversas situações que devem ser analisadas por todos os inseridos no cotidiano escolar. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo geral analisar o processo de adaptação escolar de crianças entre três e quatro anos de idade, com ênfase na relação família e escola na Educação Infantil, respondendo aos objetivos específicos: descrever o processo de adaptação escolar na Educação Infantil, refletir sobre a relação família-escola, identificar as estratégias e planejamento da escola e dos professores no âmbito do processo de adaptação. Deste modo, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, com objetivos exploratórios e descritivos, realizados através de análise dos documentos oficiais e Estudo de Caso no Centro de Educação Infantil Noilde Ramalho na cidade de Passa e Fica/RN. A amostra se constitui do próprio universo da pesquisa que são os pais, professores e a gestão escolar da referida instituição. O instrumento utilizado para coleta de dados da pesquisa foram questionários, sendo trabalhados com analise de conteúdo. Os pressupostos teóricos que embasam este estudo no que diz respeito a retrospectiva histórica e conceitual da Educação Infantil no Brasil: do passado aos dias atuais (Oliveira (2005, 2011), Rizzo (2003) e Ortiz (2012), enfoques conceituais sobre criança e infância (Sarmento e Pinto (1997), Ariés (1978) e Larrosa (2001), políticas públicas para a Educação Infantil (Documentos e Leis: Constituição de 1988, LDB, ECA, DCNEI, RCNEI, BNCC), processo de adaptação da criança na Educação Infantil (Balaban (1988), Sartori (2016), Rosseti-Ferreira (2017); as relações entre pais, crianças e professores no espaço educativo, (Santos (2001) e Perrenoud (2000); e as análises e discussões dos resultados. A partir dos dados coletados observou-se que a adaptação é um processo gradativo, que implica mudanças na vida e na rotina de todos os envolvidos e o sucesso deste período depende do estabelecimento de vínculo afetivos entre crianças, pais e professores. A forma como o período de adaptação é sentido e vivenciado pelas pessoas envolvidas influencia e também é influenciada pelas reações demonstradas pelas crianças. Cada criança é única e possui suas individualidades, por isso o processo de adaptação é um desafio constante, pois cada criança demonstra suas características e necessidades de modos variados e são essas manifestações que norteiam esse processo e direcionam a prática pedagógica da instituição. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Taíses Araújo da Silva Alves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Processo de adaptação pt_BR
dc.subject Processo de educativo pt_BR
dc.title Entrada da criança na educação infantil e o processo de adaptação: as relações entre pais, crianças e professores no desenvolvimento do processo educativo pt_BR
dc.type Other pt_BR


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