Resumo:
Procuramos responder neste artigo como a prática do teatro de bonecos resiste no Nordeste brasileiro, apesar do envelhecimento dos mestres e da desvalorização da atividade cultural, em detrimento de outras manifestações que concorrem por espaços. Tendo por objetivo apresentar a história e a experiência artística de um mestre mamulengueiro norte-rio-grandense, o Senhor Francisquinho, demonstrando o seu conhecimento artístico com outras artes antes de se consagrar artista bonequeiro do então chamado João Redondo no estado do Rio Grande do Norte. Ainda discorremos sobre o processo de registro do TBPN, como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. Problematizando assim, a resistência dessa manifestação artística em meio aos choques culturais do século XXI.
Descrição:
RODRIGUES, J. B. de S. Patrimônio imaterial: registro do teatro de Bonecos Popular do Nordeste e a experiência artística de Seu Francisquinho na arte do João Redondo. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.