Resumo:
Compreendemos o Projeto Político Pedagógico (P.P.P.) como um instrumento que colabora com a gestão democrática e participativa na escola. Diante desta perspectiva, como o P.P.P. configura-se como instrumento orientador frente a participação da família na escola? A partir desta indagação, este estudo tem como objetivo investigar o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Pedro Ramos Coutinho, da cidade de Sapé, enquanto documento orientador da gestão escolar frente a participação da família. A metodologia aplicada nesta pesquisa, configura-se como qualitativa, do tipo inicialmente bibliográfica, posteriormente de campo e mais especificamente um estudo de caso. O campo da pesquisa, foi a Escola Municipal Pedro Ramos Coutinho, na cidade de Sapé (PB) e os sujeitos da pesquisa foram a equipe gestora e pedagógica da instituição campo pesquisada. Para a coleta dos dados analisamos o Projeto Político Pedagógico da escola e um questionário. Apresentamos como base teórica: Luck (1996), Veiga (1995) e Reis (2007), para discutirmos gestão participativa, o Projeto Político Pedagógico e a relação família e escola. Portanto, apontamos a participação da família de extrema importância para o desenvolvimento escolar quando aliada aos processos de gerenciamento educacional.
Descrição:
OLIVEIRA, V. F. de S. O projeto político pedagógico enquanto documento orientador para a gestão frente a participação familiar na escola. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.