Resumo:
Este estudo apresenta reflexões sobre as Comunidades Eclesiais de Base (CEB‘s) no Município de Caiçara-PB. As CEB‘s são grupos de Cristãos geralmente pobres que se encontram nas famílias, centros comunitários, capelas para ouvir a Bíblia, aproximando-a da vida das pessoas e da realidade que vivem. Esta pesquisa assume como principal objetivo o de compreender quais e como os processos educativos das CEB‘s contribuíram para a formação integral dos grupos populares nesta cidade. A pesquisa é uma abordagem qualitativa, com observação participante e entrevista semiestruturada. Enquanto referencial teórico, este trabalho fundamentou-se nas contribuições de Frei Betto (1985), Carlos Rodrigues Brandão (1986), Paulo Freire (2002), Maria da Glória Gohn (2011) que defendem o processo educativo como socialização de saberes que acontece em vários espaços sociais, desde a mais tenra idade, valorizando o conhecimento prévio, a cultura dos sujeitos, promovendo a inclusão social, e despertando-os para uma consciência crítica e libertadora; e da Irmã Carmem Rodrigues (2003) que retrata a expansão missionária do Instituo das Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento aqui no Brasil e as atividades desenvolvidas pelas irmãs na referida Cidade. Cinco animadores das comunidades participaram das entrevistas, lideranças integradas nas atividades formativas e pastorais das CEB‘s. Constata-se que as CEB‘s não permanecem hoje com o mesmo fervor dos anos 80. Muitas das lideranças hoje envelhecidas já não têm o mesmo entusiasmo. Contudo o espírito comunitário e participativo é visível em militantes que continuam suas atividades seja nas Comunidades, nas Pastorais Sociais, e ou em outros grupos eclesiais ou não.
Descrição:
VIEIRA, I. S. Reflexões sobre a experiência educativa das CEBs no município de Caiçara/PB. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.