Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a aplicabilidade da proposta pedagógica lúdica, com o uso dos Contos de Fadas e Historias Infantis e a sua relação com o aprendizado das crianças da Educação Infantil acerca da percepção dos profissionais em relação ao uso desses recursos lúdicos como ferramentas pedagógicas na construção do conhecimento na Educação Infantil da Escola Ilma de Souza Ramalho do município de Pilões-PB, ao tempo em que imprime uma proposta dinamizadora que vai dar uma nova roupagem ao processo ensino e aprendizagem. O referencial teórico se formou sob erudição tanto de teóricos a exemplo de: Ronca (1989), Mellon (2006), Sisto (2001), Kramer e Castle (2001), Coelho (2003), Bettelheim (1992), entre outros, com o intuito de atender ao objetivo proposto à presente pesquisa, de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso. Os métodos utilizados para a coleta de dados foram observações diretas e entrevistas. O primeiro se deu por meio de observação e avaliação das professoras investigadas durante as suas ministrações das aulas, e o segundo ocorreu ao final da pesquisa de campo. Os dados foram sistematizados em categorias de análises interpretados à luz das teorias abordadas. Os resultados foram satisfatórios sinalizando que os Contos de Fadas e as Historias Infantis, quando explorados na prática de ensino, têm contribuído para o aprendizado dos alunos.
Descrição:
SILVA, G. L. da. As contribuições dos contos de fadas e das histórias infantis à aprendizagem na educação infantil da Escola Municipal Ilma de Souza Ramalho. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.